terça-feira, 9 de novembro de 2010

Homenagem Póstuma ao irmão-amigo Dr. Marcos Antônio Trigo


Homenagem ao Dr. Marcos Antônio Trigo,

Hoje um grande amigo, na melhor acepção da palavra, deixa a nossa companhia. Diante de tantos sentimentos e alguma confusão, busquei, por tentativa, entrar em sintonia com os pensamentos e virtudes que sempre elevaram a lutadora e honrada alma de um dos maiores e melhores seres humanos que conheci. No que tange à tentativa, explico que fico constrangido e inseguro em seguir nesse objetivo, dada a grandeza de espírito daquele que se pretende exaltar nesta singela homenagem. Em seguida, passo a me sentir forte, pois me vem à lembrança, estar descrevendo alguém de força interior e fé inabalável em seus ideais, gerando resultados positivos para todos que sempre o cercaram.

Ao longo de todos esses anos, em grande amizade assumo ousadamente, a responsabilidade de trazer algumas palavras mais, a seguir.

Grande Pai, filho, familiar e amigo, a partir disso, sem dúvidas alguém que faz a profissão da Advocacia e a do Professor de Letras Jurídicas, carente de suas virtudes, porém honrada por sua divina contribuição, lembrando que seus ensinamentos continuam se multiplicando em espaço e tempo, infinitos, dado a força de suas sábias palavras.

Guerreiro incessante, digo com orgulho, entre todas as qualidades, a maior e talvez a de maior carência dos dias atuais, seja o elemento, de fato, humano. Virtude presente em todas as abordagens de sua brilhante estada entre nós. Ouso um pouco mais ao dizer que aquele que consegue ser humano, afasta os limites da vida, em vista dos momentos de integridade, lealdade e amor, tudo isso se medindo pelo valor que se dá a vida dos outros. Estou certo de que todos aqueles que agora passam os olhos por aqui, sentem a importância que sempre tiveram para este grandioso ser humano.

Finalmente, se próximo a alguém de tamanha grandeza, nos anulamos, grandes somos aos experimentados da fraqueza, que sempre tiveram conforto, diante da Advocacia, como instrumental para o exercício de uma das maiores virtudes do ser humano: “Na missão do advogado se desenvolve uma espécie de magistratura. Diversas nas funções, mas idênticas no objeto e na resultante: A Justiça. Justiça Imperante no Magistrado, no Advogado, Justiça Militante."

Para o coração não há distância.

Homenagem de seu amigo Alessandro Rodrigo Urbano Sanchez e estou certo, de todos aqueles que tiveram a oportunidade de convivência, que nos trouxe divina felicidade.

Alessandro Sanchez
Professor de Direito e Advogado.
alessandro.sanchez@uol.com.br

6 comentários:

Unknown disse...

Belíssimas e verdadeiras palavras Alessandro, que traduzem também meus sentimentos.
O Dr. Trigo permanecerá sempre vivo na memória dos que tiveram o privilégio de conviver com ele. Sinto-me honrada e agradeço a Deus por tê-lo conhecido. Sempre me lembrarei dele com seu sorriso contagiante.

Unknown disse...

Compartilho fielmente as palavras de Alessandro, e vou além, pois ele foi meu mentor, que acreditou em mim, me dando a oportunidade que muitos nao ousariam faze-lo. Trabalhamos juntos por varios anos.
Sei que ele sempre estará presente na minha memória e agradeço a Deus por ter me concedido a honra de termos sido amigos. Fica na minha memoria o seu sorriso, sua marca registrada.

Unknown disse...

Recebi a noticia com muito pesar, pois quem teve a honra de conviver e aprender com esse grande homem, sabe a perda inestimável que tivemos.
Linda homenagem, querido professor.

Gisele Rampazzo disse...

Jamais me esqueço do bom humor com que Dr. Trigo chegava ao escritório de assistência judiciária. Homem extremamente cordial, paciente e amigo. Perda irreparável.

Alessandro Sanchez disse...

A união dos amigos, conforta. O Dr. Marcos fez bem a sua parte, deixou o mundo melhor.

"Os mortos são apenas invisíveis, mas não ausentes". Leonardo Boff.

Fabio Risi Massutti disse...

Prezado Dr Alessandro
Eu soube há poucos dias da triste perda que sofremos pela partida do amigo, professor, irmão, Dr Marcos Trigo. Fui estagiário do querido Dr Ricardo Raboneze, no extinto Escritório Dr Paulo S.L.Fernandes, mas tive a oportunidade de conhecer, receber orientações e ensinamentos e já advogado, de ser defendido em nossas prerrogativas por esse anjo que partiu.Parece que perdi um pai, um irmão, e todos perdemos um pouco de nós com a partida dele.Lindas suas palavras e homenagem ao inesquecível amigo Dr Marcos Antônio Trigo.Abraços do colega, Fabio Risi Massutti.